quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

27 de Dezembro de 1915


Faria hoje, se ainda estivesse entre nós, 92 anos
Do muito que haveria para dizer, apenas quero exprimir o enorme orgulho que sinto em ser seu filho e no grande legado que nos deixou, valores que foi capaz de nos transmitir.

Cuidado com a chaminé

A chaminé é um dos elementos que se destaca nesta quadra Natalícia pois como reza a tradição é a porta de entrada do Pai Natal e é sobretudo acolhedor estar junto do lume de uma lareira nestes dias frios de Inverno.
A última coisa em que se pensa é nas condições em que se encontra o interior da chaminé e esquecemos que é por onde escapam os fumos e gases emitidos pela queima da lenha na lareira.
Quando nos distraímos com essa limpeza, pode-se sofrer a indesejada surpresa da chaminé se incendiar e o prazer torna-se num grande problema.Uma chaminé suja pode causar um incêndio no seu interior em virtude de ser a parte da casa que está exposta a altas temperaturas e estar em contacto directo com as chamas emitidas pela combustão das madeiras que se queimam na lareira. Um incêndio numa chaminé, para além de danificar a estrutura da mesma, pode incendiar toda a casa ou mesmo causar uma explosão.Por desconhecimento, nunca tinha procedido à limpeza da chaminé, daí o grande susto porque passamos na noite da consoada quando, abruptamente as chamas atingiram proporções alarmantes.
Se tem chaminé para evitar qualquer problema, basta efectuar a limpeza da chaminé regularmente e inspeccionar a mesma pelo menos uma vez por ano, não só pelos riscos de incêndio mas também porque existem aves que escolhem as chaminés para aí edificarem os seus ninhos, o que prejudica o bom funcionamento do cano da chaminé.


quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Prótese da cabeça do fémur

Depois deste pequeno interregno, voltei….
Agora mais valioso.
Desde o passado 14 de Dezembro que o meu esqueleto passou a incorporar uma “peça nova”, para substituir a necrosada cabeça do fémur esquerdo. Apesar de algumas dores que ainda persistem, tudo parece estar a evoluir favoravelmente.
Aproveito para agradecer a todos aqueles, que têm estado das mais diversas maneiras comigo nesta fase menos fácil da minha vida.
Lá para Janeiro já devo estar apto a jogar……

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Doiro ,mais uns pedaços





















Perante estas magnificas paisagens toda e qualquer palavra é por demais desnecessária.





quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Eleição do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros


É com tristeza e algum ressentimento até ,que verifico que a maior Ordem profissional deste País, a Enfermagem, não merece o mais singelo comentário dos media.
Amanhã dia 13 de Dezembro, de entre três candidatos, será eleito pelos seus pares o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros e a comunicação social falada e escrita prima pelo mutismo ensurdecedor, nada, nem a mais insignificante referência.
Tenho a certeza que o interesse que a Enfermagem merece por parte da opinião publicada é inversamente proporcional ao que existe por parte do cidadão comum.
Porque será que os Enfermeiros continuam a ser filhos de um deus menor no panorama da saúde em Portugal, quando são eles um dos pilares essenciais da saúde.
Alguém consegue imaginar o edifício saúde sem estes profissionais?
Se todos são importantes porque de uns se fala até à exaustão e outros pura e simplesmente se olvidam.
Felizmente não é assim que me sinto tratado no dia a dia

domingo, 9 de dezembro de 2007

Festa dos Socialistas de Resende

Decorreu ontem em ambiente de grande animação e participação a festa organizada pela Concelhia do Partido Socialistas de Resende .
Para a posteridade fica a foto de alguns dos Socialistas de Felgueiras .

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dia Internacional do Deficiente


Apesar da evolução verificada , a nossa sociedade ainda não está preparada para tratar dos limites e diferenças do outro. E os deficientes físicos são pessoas que sofrem muito com isso.
Quando a sociedade não dá o mínimo de condições para que pessoas portadoras de deficiência física exerçam uma vida de cidadania em todo semelhante aos ditos normais.
Simples actos do dia-a-dia e aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como andar em transportes públicos, ir a um banco ou supermercado ou simplesmente andar pelas ruas torna-se muito difícil quando não impossível e só com de ajuda de terceiros é possível ao cidadão portador de deficiência aceder a muitos locais públicos.
Os impedimentos na vida dos deficientes devem ser eliminados, mas não por piedade,mas pelo direito constitucional que o deficiente tem de ser incluído na sociedade.
Regra geral os deficientes são pessoas produtivas, a debilidade de um membro não significa a debilidade da mente.
Portugal apesar de ser dos países com melhor legislação nesta área ,legislação esta que assegura aos deficientes o exercício de seus direitos individuais e sociais, além de sua efectiva integração social está muito longe de ser cumprida. Em termos reais, isso significa que os valores básicos de igualdade e oportunidade devem ser respeitados, assim como de qualquer pessoa.
Os deficientes, levando em conta suas limitações, têm direito ao acesso de educação especial gratuita, cuidados especializados no domicilio de saúde ao deficiente grave, inserção no mercado de trabalho no sector público e privado e facilidade de acesso em edificações e vias públicas, remoção das barreiras arquitectónicas.
O deficiente jamais deve ser alvo de pena,mas sim do cidadão com o direito à diferença.