quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Cuidado com a chaminé

A chaminé é um dos elementos que se destaca nesta quadra Natalícia pois como reza a tradição é a porta de entrada do Pai Natal e é sobretudo acolhedor estar junto do lume de uma lareira nestes dias frios de Inverno.
A última coisa em que se pensa é nas condições em que se encontra o interior da chaminé e esquecemos que é por onde escapam os fumos e gases emitidos pela queima da lenha na lareira.
Quando nos distraímos com essa limpeza, pode-se sofrer a indesejada surpresa da chaminé se incendiar e o prazer torna-se num grande problema.Uma chaminé suja pode causar um incêndio no seu interior em virtude de ser a parte da casa que está exposta a altas temperaturas e estar em contacto directo com as chamas emitidas pela combustão das madeiras que se queimam na lareira. Um incêndio numa chaminé, para além de danificar a estrutura da mesma, pode incendiar toda a casa ou mesmo causar uma explosão.Por desconhecimento, nunca tinha procedido à limpeza da chaminé, daí o grande susto porque passamos na noite da consoada quando, abruptamente as chamas atingiram proporções alarmantes.
Se tem chaminé para evitar qualquer problema, basta efectuar a limpeza da chaminé regularmente e inspeccionar a mesma pelo menos uma vez por ano, não só pelos riscos de incêndio mas também porque existem aves que escolhem as chaminés para aí edificarem os seus ninhos, o que prejudica o bom funcionamento do cano da chaminé.


1 comentário:

mdsol disse...

Safaaaaaaaa. Que susto! Ainda bem que não aconteceu nada de mais grave! Não me digas que queimaram jornal para acender a fogueira!!!! É um perigo.