segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dia Internacional do Deficiente


Apesar da evolução verificada , a nossa sociedade ainda não está preparada para tratar dos limites e diferenças do outro. E os deficientes físicos são pessoas que sofrem muito com isso.
Quando a sociedade não dá o mínimo de condições para que pessoas portadoras de deficiência física exerçam uma vida de cidadania em todo semelhante aos ditos normais.
Simples actos do dia-a-dia e aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como andar em transportes públicos, ir a um banco ou supermercado ou simplesmente andar pelas ruas torna-se muito difícil quando não impossível e só com de ajuda de terceiros é possível ao cidadão portador de deficiência aceder a muitos locais públicos.
Os impedimentos na vida dos deficientes devem ser eliminados, mas não por piedade,mas pelo direito constitucional que o deficiente tem de ser incluído na sociedade.
Regra geral os deficientes são pessoas produtivas, a debilidade de um membro não significa a debilidade da mente.
Portugal apesar de ser dos países com melhor legislação nesta área ,legislação esta que assegura aos deficientes o exercício de seus direitos individuais e sociais, além de sua efectiva integração social está muito longe de ser cumprida. Em termos reais, isso significa que os valores básicos de igualdade e oportunidade devem ser respeitados, assim como de qualquer pessoa.
Os deficientes, levando em conta suas limitações, têm direito ao acesso de educação especial gratuita, cuidados especializados no domicilio de saúde ao deficiente grave, inserção no mercado de trabalho no sector público e privado e facilidade de acesso em edificações e vias públicas, remoção das barreiras arquitectónicas.
O deficiente jamais deve ser alvo de pena,mas sim do cidadão com o direito à diferença.

1 comentário:

mdsol disse...

És um preguiçoso para escrever. Vê se arranjas mais histórias sobre o Futebol em Felgueiras, ou pelo menos mais dados. Dava um bom artigo de jornal.
A tua mamã está aqui ao lado e, depois de eu lhe ler o post sobre futebol, agarrou-me o braço com convicção e disse: "ISSO É TUDO VERDADE". Ora bem...

Beijinhos para todos

Mariadosol