segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O Futebol em Felgueiras


Diziam os mais antigos que o futebol no concelho de Resende, (pelo menos com alguma organização) teria começado em Felgueiras, nos anos 20.
O grande impulsionador teria sido um tal “Tio Moradeiras”, que e enquanto jovem esteve no Brasil e lá terá jogado “a sério” num dos clubes nascentes na cidade do Rio de Janeiro. (o Dr. Joaquim C. Duarte refere no seu livro “Resende e a sua história”um José Rodrigues Adegas, que pode bem ser esse tal “tio Moradeiras” que me referenciaram.
Por circunstâncias da sua vida regressou a Felgueiras, tendo começado a ensinar as suas habilidades aos moços que nessa altura abundavam lá pela terra.
Por coincidência, por essa altura regressava também da I Grande Guerra. Mundial o Sr. Francisco Matos, mais conhecido pelo “Chico Caldas”, que mercê do convívio lá por terras da Flandres com os ingleses terá feito dele também um apaixonado pelo futebol.
Já em Felgueiras, consta que comprou um equipamento completo, isto é camisola, calção, meias e chuteiras elementos essenciais para que se formasse uma equipa.
Ao que consegui apurar os primeiros pontapés na bola começaram-se a dar num campo situado nos “Chãos” (o Dr. Joaquim C. Duarte refere a Vermiosa) , posteriormente foi o mesmo transferido para o lugar do Moitedo, numa leira pertencente actualmente ao Dr. Albino Matos. Algumas desavenças terão feito com que o mesmo fosse transferido para o Espírito Santo, para terrenos que pertenciam ao próprio Chico Caldas e família e onde ainda hoje se mantém.
O campo antigo, do qual me recordo bem, seria cerca de metade do actual não sendo totalmente direito e tinha umas balizas improvisadas de troncos de pinheiro.
Por volta de 1975 após peditório sobretudo aos Felgueirenses na diáspora conseguiram-se meios para proceder ao nivelamento e ampliação, para as dimensões actuais, nos últimos anos a Junta de Freguesia introduziu alguns melhoramentos, construção de muros de suporte e construção de Balneários.
Pelo que ainda recordo da minha meninice e pelo que me ia sendo transmitido havia grande bairrismo e grandes assistências aos jogos.
Nos dias em que havia jogos aparecia praticamente toda a gente que formavam claques mais ou menos organizadas, pois ainda me recordo de ouvir cantar
Olha o balão
Olha o balãozinho
Magueija enfiada num pauzinho
Gralheira já morreu
Só lhe falta o caixão
Magueija está de luto
Felgueiras é campeão;
Segundo relatos dos mais antigos existiram grandes equipas, que levavam de vencida as equipas vizinhas, contavam também da grande rivalidade existente sobretudo com Resende. Ficou célebre um jogo realizado entre a equipa de Felgueiras, tendo como oponente a equipa Resende, jogo realizado num campo existente no Penuzém que não chegou a acabar por se ter transformado em batalha campal, sendo que depois da contenda sobraram algumas cabeças rachadas.
Outros episódios marcaram os encontros entre Resende e Felgueiras, como o protagonizado entre o José de Almeida “o Barrote”, que furou por entre as pernas do Ilídio de Almeida
Muitos foram os que vestiram a camisola de Felgueiras que inicialmente teria uma risca preta transversal (Vasco da Gama), posteriormente nos anos sessenta era de riscas horizontais, pretas e brancas, calção preto meias igualmente com riscas horizontais brancas e pretas e as chuteiras eram com travessões
Muitos foram os nomes que se tornaram famosos, sendo os que mais se destacaram o Zé Brasileiro, Alcides Pinto, o Tó Zé, dos Vinhais e tantos outros.


domingo, 25 de novembro de 2007

Magusto 2007

Logo cedinho foram chegando os primeiros e para melhor aconchego sentaram-se ao sol a contar as últimas

Apesar do frio os séniores também marcaram presença .


A Silvia foi incansável nos grelhados .


Quentinhas e boas acabadas de assar na Padaria do Barreiro



Alguns dos muitos que estiveram presentes .
Respeitando a vontade da maioria e pela forte adesão é para repetir.
Houve até propostas para novos eventos . Iremos ver se são exequiveis já em Dezembro.



segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Magusto da Junta de Freguesia de Felgueiras


Vai realizar-se no próximo Domingo dia 25 de Novembro a partir das 15 horas o já tradicional magusto, organizado pela Junta de Freguesia de Felgueiras.
Haverá comes e bebes, castanhas como não podia deixar de ser, música e alguma animação.
O local da realização é junto aos balneários do campo de futebol.
Fica o convite a todos os Felgueirenses para comparecerem no domingo a este convívio.

domingo, 18 de novembro de 2007

Paisagens de Outono























Este percuso é interessante se feito a pé para quem for capaz ,quem não sente capaz terá de arranjar alternativa e socorri-me do velho Terrano ,fiel amigo de muitas aventuras por esta serra do Montemuro.
Tudo isto para matar saúdades de antigas jornadas de caça e que também terminavam no sempre acolhedor restaurante "Encosta do Moinho" com o sempre apetitoso cozido.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

DIABETES

Diabetes
Sete por cento do orçamento da Saúde "em custos directos" é o preço que Portugal paga por causa da diabetes, segundo afirmou o coordenador do Programa Nacional de Combate à Diabetes, lamentando a assimetria regional das medidas de prevenção das complicações associadas à doença.
Segundo este especialista, o novo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes Mellitus – deve ser "prioritário no âmbito do Plano Nacional de Saúde (PNS), uma estratégia global para ganhos em Saúde em vigor até 2010", e "não um entre os 40 programas [de luta contra várias doenças] que existem".
Os epidemiologistas vêm alertando, para a tendência de crescimento da incidência da doença, devido ao envelhecimento da população, ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares. Defendem os vários especialistas que para combater a diabetes, essa luta tem de envolver os ministérios da Saúde, Educação e Cultura, visto que a doença surge associada a um "défice cultural". Além disso, como a diabetes está intimamente ligada à obesidade, a prevenção e combate passa também pelo "aumento do nível de escolaridade".
Nas comemorações do Dia Mundial da Diabetes foi lançado o livro 'No Pico da Liberdade', promovido pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, que descreve a aventura de sete jovens portugueses (entre os 18 e os 31 anos) que em 2005 conseguiram chegar ao cimo do Kilimanjaro. Foram os primeiros diabéticos do mundo a conseguir alcançar o ponto mais alto de África (5.895 metros de altitude).
Ana Martins – autora do livro e mãe de um dos jovens – disse que decidiu escrever "porque achei que a história deles devia ficar documentada, para que todos os diabéticos acreditem que podem viver a sua vida normalmente". A obra visa, também, "sossegar os pais e quebrar mentalidades e preconceitos".
Há cinco anos, Ana Martins soube que o seu filho, actualmente com 22 anos, era diabético. Recorda-se que descobriu a doença por acaso, ao observar que o seu filho: "passou a beber muita água e emagreceu muito. Além disso, ia frequentemente à casa de banho e comia muitas coisas doces". Uma visita ao médico foi o bastante para o diagnóstico. Hoje, o filho (cujo nome prefere não revelar) leva uma vida normal, fazendo frequentemente os testes para o controlo, o tratamento com insulina, e ajudando a combater a doença através do desporto.

sábado, 10 de novembro de 2007

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Falando do Serviço Nacional de Saúde

    Ineficiências do SNS

    Pretendo com esta exposição demonstrar algumas ineficiências do SNS e veicular algumas sugestões que em minha opinião poderão levar à melhoria e consequentemente à sustentabilidade do próprio Serviço Nacional de Saúde.Destaco quatro pontos que considero serem os essenciais e implicam apenas pequenas alterações que se forem postas em prática poderão melhorar a qualidade dos cuidados a prestar , diminuir custos e trazer mais equidade ao sistema ; A gestão dos Centros de Saúde; Os recursos humanos; A politica do medicamento e a integração dos Centros de Saúde nas Autarquias.A gestão dos Centros de Saúde - O órgão gestor em última análise poderia ser nomeado por orientação politica, salvaguardando sempre a competência profissional e exigível formação na área de gestão, devendo esses gestores , Médicos ou Enfermeiros ser responsabilizados em qualquer momento por essa gestão .A politica de recursos humanos, teria de se alicerçar na estabilidade das equipes e deveria haver autonomia dos Centros de saúde para procederem à contratação dos seus próprios recursos.Sendo verdade que os medicamentos são uma fatia deveras importante na factura do SNS, propunha a criação de farmácias no Centro de Saúde que à semelhança do que já se faz em termos de material de ostomias e anticonceptivos, forneceria a medicação prescrita aos utentes do SNS. Medicação essa que teria de ser prescrita pelo principio activo e não pelo nome comercial.Inicialmente poder-se-ia começar experimentalmente pelas doenças crónicas (diabetes, hipertensão etc.), para numa segunda fase atingir todas as patologias.Os recursos a afectar seriam diminutos pois seriam aproveitadas as farmácias já existentes nos Centros de Saúde e exigiriam apenas um Enfermeiro ,mais algumas horas por dia no atendimento .Uma outra medida que vejo poder ser muito vantajosa seria a integração dos Centros de Saúde no poder Autárquico (pelo menos os de pequena dimensão e situados no interior)as vantagens em meu entender e pelo conhecimento que tenho da situação seriam enormes.
    Destacaria como principal vantagem , que o centro de decisão ficaria muito mais próximo do utente e haveria todo um aproveitamento do , know-how das Autarquias e aproveitamento dos recursos que a administração local possui serviços de limpeza, transportes, reparação e conservação de instalações, utilização de técnicos do serviços sociais etc. etc.) A próximidade diminuíria custos e seriam de extrema utilidade pois permitia resolver alguns problemas em tempo útil e certamente desonerava em muito os custos , permitindo uma gestão mais eficaz e eficiente dos recursos, contribuindo para a diminuição de despesa para os centros de saúde .
    Permitiriam ao cidadão comum sempre que tivesse reclamações o poder fazer em reuniões da Câmara ou Assembleias MunicipaisPor outro lado estariam sujeitos ao veredicto popular que de quatro em quatro anos poderia sufragar também esses serviços