segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O Futebol em Felgueiras


Diziam os mais antigos que o futebol no concelho de Resende, (pelo menos com alguma organização) teria começado em Felgueiras, nos anos 20.
O grande impulsionador teria sido um tal “Tio Moradeiras”, que e enquanto jovem esteve no Brasil e lá terá jogado “a sério” num dos clubes nascentes na cidade do Rio de Janeiro. (o Dr. Joaquim C. Duarte refere no seu livro “Resende e a sua história”um José Rodrigues Adegas, que pode bem ser esse tal “tio Moradeiras” que me referenciaram.
Por circunstâncias da sua vida regressou a Felgueiras, tendo começado a ensinar as suas habilidades aos moços que nessa altura abundavam lá pela terra.
Por coincidência, por essa altura regressava também da I Grande Guerra. Mundial o Sr. Francisco Matos, mais conhecido pelo “Chico Caldas”, que mercê do convívio lá por terras da Flandres com os ingleses terá feito dele também um apaixonado pelo futebol.
Já em Felgueiras, consta que comprou um equipamento completo, isto é camisola, calção, meias e chuteiras elementos essenciais para que se formasse uma equipa.
Ao que consegui apurar os primeiros pontapés na bola começaram-se a dar num campo situado nos “Chãos” (o Dr. Joaquim C. Duarte refere a Vermiosa) , posteriormente foi o mesmo transferido para o lugar do Moitedo, numa leira pertencente actualmente ao Dr. Albino Matos. Algumas desavenças terão feito com que o mesmo fosse transferido para o Espírito Santo, para terrenos que pertenciam ao próprio Chico Caldas e família e onde ainda hoje se mantém.
O campo antigo, do qual me recordo bem, seria cerca de metade do actual não sendo totalmente direito e tinha umas balizas improvisadas de troncos de pinheiro.
Por volta de 1975 após peditório sobretudo aos Felgueirenses na diáspora conseguiram-se meios para proceder ao nivelamento e ampliação, para as dimensões actuais, nos últimos anos a Junta de Freguesia introduziu alguns melhoramentos, construção de muros de suporte e construção de Balneários.
Pelo que ainda recordo da minha meninice e pelo que me ia sendo transmitido havia grande bairrismo e grandes assistências aos jogos.
Nos dias em que havia jogos aparecia praticamente toda a gente que formavam claques mais ou menos organizadas, pois ainda me recordo de ouvir cantar
Olha o balão
Olha o balãozinho
Magueija enfiada num pauzinho
Gralheira já morreu
Só lhe falta o caixão
Magueija está de luto
Felgueiras é campeão;
Segundo relatos dos mais antigos existiram grandes equipas, que levavam de vencida as equipas vizinhas, contavam também da grande rivalidade existente sobretudo com Resende. Ficou célebre um jogo realizado entre a equipa de Felgueiras, tendo como oponente a equipa Resende, jogo realizado num campo existente no Penuzém que não chegou a acabar por se ter transformado em batalha campal, sendo que depois da contenda sobraram algumas cabeças rachadas.
Outros episódios marcaram os encontros entre Resende e Felgueiras, como o protagonizado entre o José de Almeida “o Barrote”, que furou por entre as pernas do Ilídio de Almeida
Muitos foram os que vestiram a camisola de Felgueiras que inicialmente teria uma risca preta transversal (Vasco da Gama), posteriormente nos anos sessenta era de riscas horizontais, pretas e brancas, calção preto meias igualmente com riscas horizontais brancas e pretas e as chuteiras eram com travessões
Muitos foram os nomes que se tornaram famosos, sendo os que mais se destacaram o Zé Brasileiro, Alcides Pinto, o Tó Zé, dos Vinhais e tantos outros.


4 comentários:

Anónimo disse...

Boa! Continua a averiguar estas histórias. Eu tenho vagas referências de histórias quando os jogos aconteciam no campo do Moitedo! Histórias decerto muito compostas, mas ainda assim, ou por isso mesmo, muito interessantes. Parece que o campo era tão inclinado que de uma baliza não se via a outra.... Então....alguém estava de serviço para avisar o guarda-redes: "Vem lá uma avançada!!!!".
Será?
Beijos
Mana Velha (Mariadosol)

Anónimo disse...

Pena não poder estar aí. Afinal, as raízes deste carioca estão aí em Felgueiras. Foi bom saber - além das informações do Magusto - das origens do clube de Felgueiras e da tradicional camisa inspirada no grande Vasco da Gama (que por aqui vai mal das pernas, mas tem e sempre terá História).
Abraços a todos, e parabéns pelo Blog.
Augusto

Anónimo disse...

E como se diz à moda do Porto:

Bibó Basco!!!!

mdsol disse...

Atão? Num te sai mainada? Agora até tens leitores cariocas! Bora lá a escrer. Eu cá por mim já estou a reclamar!