Ainda bem que vim a este desterro tirara prova real às minhas conclusões de ontem.
Aqui o cenário natural corresponde inteiramente ao literário de A Ilustre Casa de Ramires.
Desde o titulo da obra, tirado do nome da pequena povoação que fica em frente, à famigerada torre, sólida e carrancuda, a Craquede que é o arruinado mosteiro de Cárquere a dois passos, a Oliveira, caiada e tangível lá em baixo, quanto no livro é susceptível de identificação pode ser identificado. E no entanto…Chega a parecer Feitiçaria: temos tudo e falta o essencial. Ou melhor: os lugares e as coisa estão animados de uma vida que a auscultação física não confirma . Uma presença oculta por detrás da realidade fá-la pulsar ,sem que ela na verdade se mova. E essa força secreta não é outra senão o génio do romancista. É Eça a cometer façanhas encarnado em Tructesindo e a contá-las na pele de Gonçalo. Por isso ,para que o romance se encontre ,é preciso sabê-lo primeiro ,trazê-lo à memória ,colar cada página a cada pormenor da paisagem , que só então fica palpitante e habitada.
Aqui o cenário natural corresponde inteiramente ao literário de A Ilustre Casa de Ramires.
Desde o titulo da obra, tirado do nome da pequena povoação que fica em frente, à famigerada torre, sólida e carrancuda, a Craquede que é o arruinado mosteiro de Cárquere a dois passos, a Oliveira, caiada e tangível lá em baixo, quanto no livro é susceptível de identificação pode ser identificado. E no entanto…Chega a parecer Feitiçaria: temos tudo e falta o essencial. Ou melhor: os lugares e as coisa estão animados de uma vida que a auscultação física não confirma . Uma presença oculta por detrás da realidade fá-la pulsar ,sem que ela na verdade se mova. E essa força secreta não é outra senão o génio do romancista. É Eça a cometer façanhas encarnado em Tructesindo e a contá-las na pele de Gonçalo. Por isso ,para que o romance se encontre ,é preciso sabê-lo primeiro ,trazê-lo à memória ,colar cada página a cada pormenor da paisagem , que só então fica palpitante e habitada.
Miguel Torga in DIÁRIO VII
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