sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Seja mais rápido do que um AVC

Campanha alerta para a importância de pedir ajuda rapidamente

A valorização atempada de sintomas e o contacto com o número telefónico de emergência 112 podem evitar mortes por AVC e enfarte, lembra uma campanha do Ministério da Saúde que será iniciada terça-feira.
Sob o lema «seja mais rápido que um enfarte e que um AVC», a campanha de sensibilização pública surge na sequência dos programas «via verde» e das metas traçadas para 2010 de redução das taxas de morte por estas doenças.
Através da Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares do Alto Comissariado da Saúde (ACS) e com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a campanha visa sensibilizar o público para os sintomas e para o recurso ao número de telefone 112.
Cerca de 70 por cento das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e aproximadamente 80 por cento por enfarte agudo do miocárdio registam-se fora ou antes da chegada ao hospital, por os doentes desvalorizarem os sinais e pedirem ajuda tardiamente, segundo o ACS.
Para contrariar estes números, foram criadas as vias verdes para os doentes chegarem de forma mais rápida e ao tratamento adequado, assim como para disporem da intervenção do INEM.
Entre outras informações é referido que quando há «falta de força num braço, a boca de lado ou dificuldade em falar» deve ligar-se imediatamente para o 112, por poder tratar-se de um AVC.
Sobre o enfarte, os sinais de alarme referidos são dor no peito, que se estende ao pescoço, queixo, braços ou costas, a que se junta mal-estar, suor frio, sensação de náusea ou vómitos.
A campanha inclui por exemplo cartazes, distribuição de folhetos, publicidade em multibancos, rádios e televisão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois AVC devem ter tido alguns portistas que eu conheço... depois daquele frango do Helton, o prato típico na Invicta Cidade vai passar a ser arroz de cabidela. Tem calma, meu caro amigo! Mas de certeza que o cafezinha na xícara do post anterior já não te sabe tão bem, Iarch,Iarch,Iarch...
Saudações leoninas!