quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A realidade nua e crua


Uso abusivo de sedativos em lares de idosos

28.11.2006 Encontro sobre o isolamento

Vários especialistas em geriatria e gerontologia consideraram hoje que existem lares que usam de forma abusiva sedativos em idosos e alertaram para a necessidade destes casos serem denunciados.
"Muitos idosos são encaminhados para hospitais e lares e é triste ver lares onde os idosos são sedados para não dar trabalho", disse o especialista Paulo Pereira Neves durante um encontro sobre o isolamento nas pessoas idosas promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Coração Amarelo.
Paulo Pereira Neves, médico homeopata, especialista em Geriatria, acrescentou que esta é uma realidade em muitos lares portugueses, dizendo, "Fico triste com o tratamento que é dado aos idosos em muitas instituições portuguesas e também me entristece a forma como os funcionários lidam com eles".
Maria de Lourdes Quaresma, coordenadora da pós-graduação em Gerontologia Social do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e uma das oradoras do encontro, também admitiu a existência deste problema em Portugal e defendeu que os casos devem ser denunciados. "É uma abuso e uma violência contra as pessoas", disse a responsável.
Na opinião da especialista, o país está pouco habilitado para lidar com os problemas específicos dos idosos e muitos lares são ainda "depósitos de pessoas".
Por um lado, adiantou Maria de Lourdes Quaresma, os lares de idosos têm pessoas pouco qualificadas e, por outro, a maior parte dos médicos não tem preparação nesta área. "Falta um trabalho multidisciplinar. Deveria existir equipas com várias valências para acompanhar os idosos", disse também a especialista.
Segundo Maria de Lourdes Quaresma, é um facto que os idosos vivem uma situação de grande stress, porque são por vezes obrigados a fazer mudanças radicais na sua vida.
Em muitos casos, explicou a especialista, os idosos quando vão para as instituições têm já vários problemas de saúde e muitas vezes estas não estão preparadas para dar cuidados e atenção.
Há ainda casos de idosos que viviam isolados e que chegam às instituições com sintomas de depressão, acabando estas por tratar do sintoma em vez de procurar descobrir a causa.
O encontro de hoje decorre no âmbito do programa Mais Voluntariado, Menos Solidão desenvolvido em Lisboa desde 2003 pela Misericórdia de Lisboa, Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Coração Amarelo.
O programa tem como principal objectivo promover a ajuda necessária para uma melhor qualidade de vida a pessoas a partir dos 65 anos de idade que se encontrem em situação de dependências ou solidão.
No âmbito do mesmo programa existe ainda uma equipa de voluntários que ajuda os idosos de Lisboa nas actividades da sua vida diária.

Sem comentários: